A Coordenação de Ramos do Sistema OCB tem realizado visitas estratégicas em diversos estados do Brasil para conhecer, mais de perto, as realidades e os projetos de cooperativas locais. A ação busca identificar oportunidades e desenvolver projetos que possam refletir nas especificidades de diferentes regiões e segmentos. Na última semana, com o apoio do Sistema OCB/AM e do Sistema OCB/RJ, as visitações aconteceram nas cooperativas Cachoeira de CTCC, Solinegro, Coopiauto, Coopamart, Graffiti Transfer e Tours, Unijazz e Coopas.
O foco da iniciativa foi compreender melhor as atividades de cooperativas que trabalham com turismo, e são responsáveis por oferecer transporte guiado e personalizado; artesanato, que preserva as tradições e valorizam a cultura regional das localidades onde estão inseridas; e de audiovisual, que também trabalham o fomento de tradições e culturas. A comitiva do Sistema OCB esteve, ainda, presente no Encontro das Cooperativas Educacionais do Rio de Janeiro, onde foi possível discutir e explorar novas oportunidades para o setor.
Hugo Andrade, coordenador de Ramos do Sistema OCB, explicou a importância dessas visitas. Para ele, conhecer de perto a experiência das cooperativas, falar sobre oportunidades e entender os desafios pelos quais elas passam, é essencial para o desenvolvimento de soluções que encorajam e apoiam suas iniciativas. “Estabelecer um diálogo com as Organizações Estaduais (OCEs) e cooperativas mostra que, por meio da nossa atuação sistêmica, podemos fortalecer o cooperativismo brasileiro. Por isso, agradecemos e parabenizamos o Amazonas e o Rio de Janeiro, que nos mostraram a realização de um trabalho excelente”, disse.
O superintendente do Sescoop/RJ, Abdul Nasser, destacou a relevância da iniciativa. “O Brasil, com seu tamanho continental e seus desafios únicos em cada e s t a d o , p o s s u i a n e c e s s i d a d e d e c o n s t a t a r a s particularidades regionais de cada OCE. As visitas permitiram que os representantes da Unidade Nacional compreendessem melhor as dificuldades e qualidades do Sistema OCB/RJ, além de nos aproxima para discutir planos futuros e ouvir diretamente das cooperativas o que elas precisam e como se relacionam com o suporte que oferecemos”, relatou.
Para Cláudia Sampaio, superintendente do Sistema OCB/ AM, as visitas são essenciais para um acompanhamento mais próximo e efetivo da Unidade Nacional. “Entender as especificidades das cooperativas em cada estado é fundamental, tendo em vista que o Brasil é um país cheio de diversidade, onde cada região possui suas necessidades. Compreender as realidades locais possibilita a criação de projetos e soluções muito mais assertivas, adequadas às demandas específicas de cada ramo”, afirmou.